Friday, June 23, 2006

Tarte de carne e espinafres

23.06.06

Ingredientes
Recheio
. 250g de carne de porco (picada);
. 250g de carne de vaca (picada);
. 1 pacote (400g) de espinafres (picados);
. 2 cenouras aos cubos;
. 1 cebola picada;
. 1 lata pequena (400g) de tomate pelado;
. 2 dL de vinho branco;
. 1,5 dL de azeite;
. 1 caldo de carne;
. 1 pitada de pimenta;
. queijo ralado emmental / mozzarella;
Massa
. massa folhada (4 placas);
. farinha;
. margarina vegetal.
Preparação
Num tacho juntar todos os ingredientes do recheio à excepção do queijo. Entretanto, deixar a massa folhada a descongelar à temperatura ambiente. Levar o tacho a lume brando, mexendo sempre até todos os ingredientes estarem cozidos.
Quando a massa folhada estiver descongelada, espalhar farinha numa superfície lisa e no rolo da massa, tendê-la e forrar uma forma de tartes (de cerâmica) previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Quando toda a forma estive coberta, fazer furos na base com um garfo para deixar a massa respirar.
Cobrir o fundo com uma camada de queijo ralado. Colocar uma camada de recheio, seguida de outra de queijo. Novamente uma camada de recheio e finalmente uma de queijo.Cortar tiras de massa folhada e colocar por cima da última camada de queijo, como decoração.
Levar ao forno pré-aquecido durante 45 minutos a 180ºC.
Bom apetite *
Notas: Pode usar-se qualquer tipo de carne ou mesmo só mistura de vegetais com queijo (que ajuda a dar alguma consistência. Se for servido menos quente, estará mais consistente (o que para mim é uma vantagem). Acompanhar com salada (neste caso: alface, tomate, pepino, cenoura e queijo emmental ralado).

1 comment:

rita said...

os espinafres estão entre os sabores que eu mais odeio, mas isto tem um óptimo aspecto e sou bem capaz de experimentar ;)